Brassolar

Aquecedor Solar

INFORMAÇÕES

MODELOS ACOPLADOS:

MODELOS MODULARES:

ASSESSÓRIOS:

 

Perguntas Frequentes



Onde o Aquecedor Solar pode ser utilizado?

Pode ser utilizado onde houver necessidade de uso de água quente. Residências, Hotéis, Motéis, Indústrias, Piscinas, Hospitais, Vestiários, Higienização de Ordenhas Mecânicas, etc..


Porque o chuveiro elétrico pode ser o vilão do consumo elétrico da casa. Como posso reduzir os custos e os impactos com isto?

O chuveiro é geralmente o aparelho residencial de maior potência em Kw/h em uma residência, consome muita energia e os banhos são tomados no horário de maior utilização do sistema elétrico, normalmente de 18:00 às 21:00 horas onde o custo da energia elétrica para as concessionárias é bem superior ao seu custo fora da ponta. A utilização de Aquecedor Solar, em substituição ao sistema convencional de aquecimento de água, é uma forma de desviar o consumo para fora da ponta, evitando altos valores de tarifas, o que torna sua implantação mais atrativa. Através de equipamentos e instalações adequados é possível uma redução no consumo de energia elétrica neste horário, evitando-se investimentos elevados nos sistemas elétricos, beneficiando o consumidor e a coletividade.

O setor elétrico nacional vem tomando várias medidas no sentido de reduzir, para um mínimo possível, o consumo de energia residencial nesse período, bastante elevado pelo uso do chuveiro.


O que diferencia um aquecedor solar a vácuo de outro convencional plano?

O coletor solar plano é feito a partir de uma estrutura metálica onde é apoiado o vidro e possui tubos internos de cobre (Aletas) onde a água é aquecida. Já o coletor de vácuo possui grandes tubos de vidros que são isolados termicamente pelo que chamamos de vácuo.


Porque um coletor solar de tubo de vácuo é mais eficiente que um outro convencional plano?

1. Devido ao formato cilíndrico do tubo de vácuo, em qualquer horário de insolação, os tubos do coletor solar podem, de forma passiva, acompanhar a posição do sol durante todo o dia. Neste caso, possuindo menor reflexão, absorve maior a radiação solar. Um coletor solar plano apenas absorve energia em seu ponto máximo ao meio-dia, quando o sol está perpendicular a superfície do coletor solar plano.

2. Como isolamento térmico é feito pelo vácuo, considerado atualmente o melhor isolamento térmico existente, as perdas de calor da água aquecida no interior do tubo são insignificantes, o que o torna mais eficientes principalmente em baixas temperaturas, podendo ser utilizados em temperaturas abaixo de 0°C, sem a necessidade de sistemas de anti - congelamento.

A vantagem maior será sentida principalmente em dias em que a incidência solar esteja limitada por dias nublados e até mesmo naqueles dias de baixas temperaturas e vento.

Porque um coletor solar de tubo de vácuo é mais indicado para regiões de água calcária do que o coletor plano?

Os modelos de coletor de vácuo chamados All Glass (todo de vidro), permitem maior vida útil do aquecedor solar nestas regiões. A durabilidade de um coletor plano nestas condições é muito pequena devido entupimentos e desgastes em suas Aletas.


Qual é o prazo de retorno de investimento de um aquecedor solar?

Dependendo do projeto, com a economia de energia proporcionada pelo Aquecimento Solar, tem-se o retorno do dinheiro investido variando entre 18 a 36 meses. Equipamentos do modelo acoplado costumam ter menor prazo já que o custo de implementação do projeto também é menor. Considerando uma vida útil do Aquecedor Solar estimada em 240 meses, o lucro real é muito grande.


Qual a vantagem do aquecedor solar a vácuo modelo modular para o outro acoplado?

Em sua aplicação residencial, observa-se a questão estética. Os módulos de vácuo ficam mais discretos em cima de um telhado. Além disto, permite que haja possibilidade de ampliação futura da capacidade de aquecimento do sistema aumentando-se apenas a quantidade de coletor solar, não havendo necessidades de acrescentar um tanque de água.

Os modelos modulares permitem também a viabilização de projetos com grandes volumes de água.


Qual a vantagem do aquecedor solar a vácuo modelo acoplado para o outro modular?

A maior facilidade e praticidade para instalação, menor custo com materiais de instalação já que o acoplamento do coletor solar integrado ao reservatório reduz consideravelmente o gasto com conexões hidráulicas, menores perdas de temperaturas principalmente durante a noite, menor peso em cima de um telhado já que trabalha melhor com maiores temperaturas e com tanques de menores volumes, pode ser abastecido por um sistema auxiliar de água direto da rua o que evita custos com levantamento de torres e caixas de água mais alta.


Qual temperatura a água pode atingir com um sistema de Aquecimento Solar?

No caso do coletor solar plano convencional, as temperaturas médias podem ser entre 45ºC e 70°C, dependendo da época do ano.

Já os coletores solar com tubos de vácuo, principalmente os modelos acoplados, atingem maiores temperaturas, com médias de 70Cº, podendo chegar à 90Cº.


Os coletores de vácuo poderão dar manutenção?

As manutenções em qualquer aquecedor solar deverão ser feitas periódicas no quesito limpeza. Apesar de terem menor incidência de acúmulo de poeiras do que um vidro plano há necessidade de estarem limpos para que se evite sombreamento, o que causa diminuição da eficiência. A solução mais prática é lavar os tubos periodicamente de 6 em 6 meses, dependendo das condições climáticas da região. Quanto maior a incidência de poeira em uma região, menor devem ser os prazos para limpezas.

Os coletores de tubos de vácuo são extremamente resistentes, difíceis de quebrarem. Mesmo em chuvas de granizo, possuem longa durabilidade e no caso de quebra de um dos tubos a substituição é fácil e barata. Além disto, a troca de um tubo de vácuo não compromete o funcionamento perfeito do equipamento.


E se um tubo de vidro do coletor solar de vácuo quebrar, ele vai continuar funcionando?

Devido aos tubos trabalharem independentes, se a quebra do vidro do coletor solar for apenas na parte externa e não atingir a parte interna, o coletor solar poderá funcionar mesmo com alguns tubos quebrados, porém com menor eficiência. Por isso, é recomendada a troca imediatamente.


Como ter água quente à noite e no dia seguinte com aquecedor solar se no período noturno não tem sol?

Os aquecedores da Brassolar a espessura do isolamento térmico do reservatório pode chegar a até 6 Cm de Poliuretano expandido. Esse isolamento permite com que não haja perdas significantes de calor durante a noite. Um aquecedor solar deve ser projeto para manter altas temperaturas dentro dele. Se bem dimensionado, poderá ter água quente por alguns dias, mesmo sem insolação.


É preciso quebrar paredes para instalação de um sistema de aquecimento solar?

Nem sempre. Existem várias técnicas simples para a instalação de um aquecedor solar que evitam quebradeiras e permitem que você aproveite toda economia e conforto. O misturador externo que é muito usado tem acabamento cromado e boa aparência.


Minha rede hidráulica precisa estar preparada com tubulação de cobre?

Não necessariamente. Já há no mercado outros tipos de tubulações para água quente como CPVC, PPR e PEX que substituem o cobre. Estes materiais tem um custo benefício melhor e as perdas de temperaturas na tubulação são menores. É bom uma visita de um técnico ou bombeiro hidráulico para avaliar qual é a melhor indicação de materiais.


É possível aumentar a capacidade de aquecimento de um aquecedor solar depois de instalado?

No caso dos modelos não acoplados, não. Por isto, neste caso, é importante adquirir um produto com um bom dimensionamento. No caso dos módulos de vácuo e dos planos, desde que haja espaço disponível no telhado para a instalação desejada é possível. No caso dos módulos de vácuo e dos planos, caso haja uma preocupação maior com questões estéticas, em algumas instalações que a direção do telhado em relação ao norte e sua respectiva inclinação não sejam favoráveis, é possível a ampliação da área de coletor solar para compensar as possíveis perdas.

A instalação de mais coletores além do padrão indicado traz mais rendimento no aquecimento da água.


No caso de um edifício, é possível instalar um Aquecedor Solar de água somente para meu apartamento?

A possibilidade existe especialmente se o apartamento for de cobertura ou se houver consenso entre os condôminos para que se faça adaptações para implementação do projeto. As adaptações são no sentido de dispor tubulações para que a água quente vá até os pontos de consumo. É possível ainda fazer tais adaptações com o mínimo de transtorno possível. O ideal é planejar a implantação do Aquecimento Solar de água no edifício em sua construção quando será possível atender facilmente todos os apartamentos.


O apoio elétrico do Aquecedor Solar pode consumir muita energia elétrica?

O sistema auxiliar elétrico é uma opção para quem busca maior conforto e quer uma ducha com maior vazão de água. Ele deve estar conectado a uma chave disjuntora de fácil acesso, sempre desligado e ser acionado somente quando houver necessidade. Embora o sistema seja automático, não aconselha-se que o mesmo seja mantido ligado, justamente para evitar que seu acionamento ocorra em momentos desnecessários, evitando o consumo indevido de energia elétrica.


O chuveiro elétrico pode ser usado como alternativa de Aquecimento nos dias de pouca insolação?

A opção do chuveiro elétrico como apoio em uma emergência é sempre a melhor opção para quem busca mais economia. É sempre bom deixá-lo na posição de desligado para que não haja o seu acionamento enquanto a água do aquecedor solar está em boa temperatura para banho. Existem ainda modelos de chuveiro no mercado que possuem sistemas eletrônicos de acionamento em que ajudam ainda mais no aproveitamento da água do aquecedor solar quando não está em temperaturas idéias para banho.


Posso utilizar os mesmos tipos coletores para aquecer a piscina e os banhos?

Sim, mas devem estar em sistemas independentes. No aquecimento de piscina não há necessidade de utilização do reservatório térmico de água pois a própria piscina armazena água quente.


Bitolas de tubulações maiores ajudam a dar maior pressão no meu chuveiro?

Não necessariamente. Maiores pressões nos pontos de consumo têm a ver com altura da caixa de água de abastecimento ou MCA (Metros de Coluna de Água). Quanto maior o MCA, maior será a pressão do sistema hidráulico. É um equívoco quem usa grandes bitolas de tubulações para abastecimento do aquecedor solar sem se verificar com cuidado a quantidade de pontos a serem atendidos. Além de aumentar o custo da obra, aumenta as perdas de temperatura na tubulação. É importante lembrar que quanto maior a bitola da tubulação, maior será o tempo de espera até que a água quente chegue ao ponto de consumo, o que pode aumentar o desperdício de água.


Rua Dona Eulália, 181 - Galpão, Centro
Ibirité - Minas Gerais
. Cep: 32400-000
Telefones: +55 (31) 3466.4000 | 3321.8399
Deixe sua mensagem
Whatsapp: 55 (31) 9 9854.6000
Horário Funcionamento:
Seg. à Sex. de 08:00 às 17h30
© 2016 Brassolar - Todos os direitos reservado